LAMIS 2018

Inquérito virtual entre homens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens na America Latina

Em muitos países da América Latina, a discriminação e a falta de dados são fatores que impactam na elaboração de políticas públicas e de saúde voltadas para homens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens. Algumas infecções sexualmente transmissíveis se apresentam em altas taxas nessas populações. No Brasil, a prevalência de HIV na população geral é de 0,4% a 7% (UNAIDS, 2014), enquanto entre os homens que fazem sexo com homens, é de 14,2% (Kerr et al, 2013).

Apesar das disparidades entre os países da América Latina, alguns com leis discriminatórias e outros com políticas inclusivas mais estabelecidas, é necessário que se tenham dados sobre diversos aspectos de saúde destas populações para que sejam elaborados projetos e políticas que impactem positivamente a vida dessas pessoas à partir de suas próprias necessidades reportadas.

LAMIS 2018 (Latin America MSM Internet Survey 2018) é um estudo que utilizou um questionário online com objetivo de conhecer a saúde sexual de homens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens na América Latina. O questionário aborda questões que incluem saúde sexual, prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, uso de álcool e outras drogas, homofobia, saúde mental e acesso à servíços de saúde.

EMIS-LAMIS

O estudo LAMIS 2018 esteve disponível em 18 países, três idiomas (espanhol, português e holandês) e contou com 64.655 participantes. LAMIS 2018 é a versão para a América Latina do EMIS (European MSM Internet Survey), estudo que utilizou um questionário online em países europeus nos anos de 2010 e 2017. O EMIS 2017 esteve disponível em 33 idiomas para 46 países da Europa, além do Líbano, Israel, Canadá e Filipinas. No total, 137,358 participantes responderam ao questionário.

Resultados

BOLETIM COMUNITÁRIO

Conheça o perfil dos participantes

DEVOLUTIVA COMUNITÁRIA

Live do Centro Cultural da Diversidade

Resultados do LAMIS 2018

28 de maio de 2020

Apresentação: André Fischer

Equipe LAMIS: Maria Amélia Veras

                          Daniel Dutra de Barros

                          Igor Prado

STICANADA.png

PÔSTER

Abstracts for the STI & HIV World Congress (Joint Meeting of the 23rd ISSTDR and 20th IUSTI), July 14–17, 2019, Vancouver, Canada

PS02 – POSTER VIEWING SESSION – TUESDAY

Tuesday, July 16, 2019 5:45 PM – 7:00 PM

P560 HIV preventive behaviour during last sex with a non-steady partner – self-reported data from 113,000 MSM from 66 countries

ias2019.png

APRESENTAÇÃO ORAL

10TH IAS CONFERENCE ON HIV SCIENCE

Mexico City, 21 - 24 July

Session: Substance use, mental health and key populations

Monday 22 July, 16:30 - 18:00

Consumption of recreational drugs and their sexualized use in gay men, bisexual and other men-who-have-sex-with-men from Latin America: Preliminary results of the Latin America MSM Internet Survey (LAMIS)

LAMIS 2018

- Título oficial -

Inquérito virtual entre homens que fazem sexo com homens na América Latina

- Autores | Instituições onde a pesquisa foi submetida a revisão ética -

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT+

Investigadora principal: Dra. Maria Amélia Veras

Co-investigador: Daniel Dutra de Barros

Facultad de Salud Pública, Universidad Peruana Cayetano Heredia, Lima - Peru

Investigador principal: Dr. Carlos Cáceres

Co-investigador: Juan Carlos Enciso Durand

Instituto de Salud Pública, Universidad Andrés Bello, Chile 

Dra. Valéria Stuardo Ávila

- Coordenação IWG-LAMIS -

Faculdade de Ciencias Medicas da Santa Casa de Sao Paulo, Sao Paulo

Dra. Maria Amelia Veras


Escuela de Salud Pública, Universidad de Chile, Santiago

Dra. Valeria Stuardo Ávila


Facultad de Salud Pública, Universidad Peruana Cayetano Heredia, Lima

Dr. Carlos Cáceres
 

Fundació Sida i Societat, Ciudad de Guatemala

Elsy Camey
 

CEEISCAT, Barcelona

Dr. Jordi Casabona


RKI, Berlín

Dr. Uli Markus


Institute of Public Health, University of Porto, Porto

Dr. Henrique Barros
 

Dr. Axel J. Smith (pesquisador independente e membro da equipe EMIS)

Dr. Percy Fernández (pesquisador independente e membro da equipe EMIS)

- Grupo de Trabalho no Brasil -

Alexandre Granjeiro

Andre Fischer

Andrea Ferrara

Beto de Jesus

Carué Contreiras

Daniel Dutra de Barros

Igor Prado

Luca Maschiao

Maria Amélia de Sousa Mascena Veras

Natalia Cerqueira

Ricardo Vasconcelos

Sergio Funari

Symmy Larrat

- Agradecimentos -

ABGLT

Hornet

UNAIDS

Vote LGBT

- Financiamento -

O projeto LAMIS-2018 foi implementado na América Latina utilizando os
recursos próprios das instituições participantes no Brasil, Chile, Guatemala e Peru, com apoio das instituições responsáveis pelo EMIS-2017 na Europa, como acesso à
plataforma de armazenamento de dados, publicidade em espanhol e português e outros recursos. O estudo foi centralizado principalmente nos países parceiros latinoamericanos (Brasil, Chile, Guatemala e Peru), mas, devido ao alcance da Internet, o inquérito esteve disponível para participantes que estejam baseados em outros países da América latina e que falam espanhol ou português.

- Período -

Outubro 2017 - Abril 2018

- Sobre o estudo -

O objetivo geral do LAMIS é gerar dados úteis para o planejamento e intervenção de prevenção do HIV e outras IST entre homens que fazem sexo com homens e monitorar o progresso nacional nesta área, descrevendo o nível e a distribuição de diagnóstico de IST, risco de transmissão, comportamentos de risco, necessidades de prevenção e o desempenho da intervenção de prevenção.

As ISTs (incluindo o HIV) continuam sendo um problema de saúde prioritário para os
países latino-americanos e os HSH são uma prioridade para as respostas do HIV em
toda a região. Em toda a América Latina, os sistemas de vigilância de HIV e IST, em termos de cobertura, representatividade, coleta e integridade dos dados, tem diferentes estruturas e atendem aos interesses e necessidades de cada país. Por este motivo, é difícil comparar as taxas de infecção por HIV e IST, ou comportamentos de risco entre pessoas dos diversos países sem ter um instrumento de medição comum.

 

Os dados sobre comportamento de risco, prevalência do HIV e outras IST e necessidades de prevenção são necessários para desenhar intervenções relevantes e
específicas, bem como para acompanhar o progresso das respostas nacionais às IST.
No entanto, não há um sistema comum de monitoramento do comportamento de risco na América Latina e, embora algumas pesquisas sobre HSH ocorram em alguns países da região, eles usam uma variedade de medidas incompatíveis que dificultam as comparações internacionais.

 

A pesquisa EMIS-LAMIS foi desenhada pela London School of Hygiene and Tropical Medicine para avaliar o conhecimento, atitudes e práticas de homens gays, homens bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) em toda a União Europeia. Para equilibrar as questões sobre comportamento com os elementos necessários para o planejamento da prevenção, incluindo as necessidades de intervenção, o questionário também inclui questões sobre necessidades que não foram atendidas (prevenção) e a cobertura da população nas intervenções para diagnóstico e prevenção do HIV e ISTs.

O estudo LAMIS foi aprovado no comitê de ética da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 03/10/2017.